Marcha B. O. Train: Linha Barca d'Alva - Fuente San Esteban (Lumbrales -> Barca d'Alva -> Lumbrales)

5 e 6 de setembro de 2015

Lista de Reprodução dos Vídeos da Aventura: AQUI
Galeria de Fotografias da Aventura: AQUI

Versão B. O. Train: Versão VI

No ano de 2015, com a conceção da nova versão do B.O.Train (versão VI), como não podia deixar de ser, os Brave Ones, voltaram à Linha Fuente de San Esteban - Barca d'Alva que é continuação da Linha do Douro, em Espanha e tem 77km de extensão.
Em maio de 2015, as capacidades desta nova versão foram testadas nesta mesma linha, tendo realizado o percurso Fregeneda - Barca d'Alva, aproveitando-se o teste para uma ação de limpeza de via entre os túneis 1 e 2. Assim, sentimos confiança para realizar o percurso entre Lumbrales e Barca d'Alva em dois dias. E assim foi...
Na manhã de sábado, dia 5 de setembro, rumámos a Lumbrales e colocámos o veículo na linha. Por motivos a nós alheios, apenas nos foi possível iniciar a marcha às 16:30. Mesmo assim, e apesar do estado da linha e dos obstáculos que nos foram aparecendo (por exemplo, passagens de nível com o carril completamente soterrado, derrocadas já nossas conhecidas, vegetação muito densa, juntas dos carris retiradas que levaram a descontinudades e alterações significativas de bitola) conseguimos chegar a Barca d'Alva às 21.30. Os melhores momentos desta nossa viagem podem ser vistos no vídeo seguinte.


Após a nossa chegada a Barca d'Alva, jantámos e pernoitámos no local.
No dia seguinte, acordámos às 8.30, tomámos o pequeno almoço e, com calma, dirigimo-nos ao Túnel 20, onde se encontrava o B.O.Train. Como não podia deixar de ser, tomámos o percurso pelo interior da Estação de Barca d'Alva, e constatámos que se encontra num estado avançado de degradação. É impressionante a densidade de vegetação que vai conquistando o espaço outrora ocupado por comboios, mercadorias e passageiros...

Estação de Barca d'Alva e o seu estado de degradação

No dia 28 de julho de 2007, no primeiro dia de aventuras dos Brave Ones, obtivemos a histórica fotografia seguinte:
28 de julho de 2007: Os Brave Ones em frente ao edifício da Estação de Barca d'Alva (Avantura na Linha do Douro: Barca d'Alva - Pocinho)


Oito anos depois, as inevitáveis diferenças, mas o grupo sempre muito unido:

5 de setembro de 2015: Os Brave Ones em frente ao edifício da Estação de Barca d'Alva
Atravessámos a fronteira e preparámos o B.O.Train para a marcha ascendente. Esta viagem foi gravada, em vídeo, praticamente na totalidade. Assim, ficam a perceber o estado atual da linha, os obstáculos que encontrámos e o tempo que necessitámos para efetuar o percurso Barca d'Alva - Lumbrales. Esta viagem pode ser vista no vídeo seguinte.



A chegada a Lumbrales ocorreu cerca das 16 horas e comprovou que o B.O.Train está poderosíssimo.
E assim foi mais uma aventura nesta linha magnífica. Não deixem de visualizar as fotos no nosso repositório de fotos (link acima), ver o nosso canal do youtube, visitar a nossa página no facebook e deixar comentários! Porque, we are The Brave Ones.

2 comentários:

Unknown disse...

Devem deixar juntar mais pessoas ao grupo porque o B.O tem espaço ,conquistem a linha ,outros conquistam o rio.Parabéns

Unknown disse...

Parabéns pelo trabalho realizado gostava de me juntar ao grupo