Lista de Reprodução dos Vídeos da Aventura: AQUI
Galeria de Fotografias da Aventura: AQUI
Apresentamos uma das aventuras que mais nos custou realizar. A razão: choveu bastante o dia todo! Trata-se da caminhada entre as Estações de Cête e Livração, na Linha do Douro, com extensão de cerca de 25 quilómetros. Para uma melhor localização desta aventura, pode-se ver o mapa abaixo:
As datas das inaugurações foram:
- Cête - Penafiel: 29 de julho de 1875
- Penafiel - Caíde: 20 de dezembro de 1875
- Caíde - Livração: 15 de setembro de 1878
A Linha do Douro encontra-se modernizada, isto é com eletrificação, cantonamento automático, rádio Solo-Comboio, Convel,... e duplicada. Esta duplicação e modernização teve lugar desde 1995 até 2001, faseadamente, mas apenas até à Estação de Caíde. A partir desta mesma Estação, a Linha do Douro transforma-se numa Linha pouco tecnológica, antiga, mas nostálgica. Neste momento, os carris já são soldados, não aparafusados. Este facto, torna as viagens mais agradáveis, mas sem a magia do barulho dos rodados a bater nos parafusos, característico de um comboio.
É, portanto, nesta aventura que vamos transpor o limite entre os troços renovado e não renovado, na Estação de Caíde. É dos momentos mais importantes, no que se refere à Linha do Douro!
Como já referimos, esteve a chover praticamente o dia todo. Daí, tivemos mesmo de levar os nossos fatos de chuva, guarda-chuvas e, mesmo assim, não foi nada fácil! Pela mesma razão, a qualidade e quantidade das filmagens e fotografias obtidas por nós foram reduzidas.
Saímos de Porto-São Bento por volta das 7 horas, não à hora programada (que seria no comboio das 6:20), pois quando chegamos à Estação de São Bento, tivemos de voltar a nossas casas porque nos esquecemos dos fatos de chuva (que "gaffe", e que falta nos fariam!!!). Chegamos a Cête às 7:37 e já estava a chover, embora pouco. Subimos à Passagem Superior existente nesta Estação para ficarem com uma boa ideia de Cête. O resultado foi o seguinte:
Partimos, então, de Cête, por volta das 8 horas, ainda sem os fatos de chuva:
Estação de Cête - km 30.169 Hora Prevista: 7:30 Hora Partida: 8:00 |
Apeadeiro de Irivo - km 31.760 Hora Prevista: 8:00 Hora Passagem: 8:35 |
Terminal de Mercadorias de Irivo - Agulha de Inserção Lado Penafiel - km 32.445 |
Ainda antes de Paredes e logo a seguir a Irivo (dá para ver Oleiros de Irivo), temos o Apeadeiro de Oleiros, no qual registamos um atraso de uma hora.
Apeadeiro de Oleiros - km 33.154 Hora Prevista: 8:30 Hora Passagem: 9:30 |
Apeadeiro de Paredes - km 34.940 Hora Prevista: 9:00 Hora Passagem: 10:15 |
Pontes Sobre o Rio Sousa |
Ao quilómetro 37.990 (já visível no vídeo anterior) temos a Estação de Penafiel. Aquando da nossa chegada à mesma, a chuva intensificou-se bastante, o que obrigou-nos a um descanso forçado em Penafiel.
Salientamos que a atual Estação de Penafiel não é a Estação Original. Esta Estação foi inaugurada em 2002, sendo desativada a antiga Estação de Penafiel que se pode ver um pouco a jusante. É perto da antiga que se situa o Parque de Material Circulante de Penafiel.
Estação de Penafiel - km 37.990 Hora Prevista: 10:00 Hora Passagem: 11:25 |
Antiga Estação de Penafiel e Inserção para o Parque de Material Circulante de Penafiel |
Parque de Material Circulante de Penafiel |
No Parque Circulante de Penafiel ficam, diariamente, bastantes 3400 e, por vezes, algumas 2240 pertencentes à CP Porto (USGP - Unidade de Suburbanos do Grande Porto).
Continuando, agora a subir um bocadinho, temos o Apeadeiro de Bustelo:
Apeadeiro de Bustelo - km 40.785 Hora Prevista: 11:00 Hora Passagem: 12:20 |
Apeadeiro de Meinedo - km 43.057 Hora Prevista: 11:45 Hora Passagem: 13:00 |
A partir de Caíde, a Linha do Douro passa a via única, sem eletrificação, sem convel, sem rádio-solo... sem tecnologia (quase!). Aquando desta aventura, em muitas Estações deste troço, os sinais ainda eram mecânicos. Atualmente, esses sinais mecânicos foram substituídos por elétricos (controlados, na mesma, nas Estações) e o sistema de comunicação entre Estações e mesmo CCO do Porto foi renovado! Agora, é mais difícil haver um erro no Cantonamento Telefónico!
Caíde é, então, a fronteira entre a Via Modernizada e a Via Não Modernizada, onde só os Comboios Diesel passam para lá da mesma. Fiquem com imagens da Estação de Caíde:
Estação de Caíde - km 46.000 Hora Prevista: 13:00 Hora Passagem: 14:20 |
O grande obstáculo para a continuação da Modernização da Linha é o Túnel de Caíde:
Túnel de Caíde - Extensão: 1086m |
O nosso almoço acabou mesmo por ser no Apeadeiro de Oliveira, local onde já estava planeado. O que não estava tão planeado era o nosso atraso, razão pela qual, procuramos por um outro local antes deste Apeadeiro. Mas como não arranjamos, devido à chuva, a nossa barriga teve mesmo de esperar!!
Apeadeiro de Oliveira - km 48.815 Hora Prevista: 14:45 Hora Passagem: 16:45 (após almoço) |
Enquanto passávamos a Ponte de Vila Meã, fomos surpreendidos pela passagem de um Comboio de Serviço da Refer, ou seja, uma Dresine:
Logo após a ponte temos a Estação de Vila Meã, que também se pode ver no vídeo anterior:
Estação de Vila Meã - km 50.814 Hora Prevista: 15:30 Hora Passagem: 17:25 |
Apeadeiro de Recesinhos - km 52.817 Hora Prevista: 16:15 Hora Passagem: 18:05 |
Estação de Livração (Caldas de Canaveses) - km 55.323 Hora Prevista: 17:15 Hora Chegada: 18:45 |
Apesar da chuva, da fome, do frio, da extensão da caminhada, de o Nuno estar doente, conseguimos cumprir mais uma meta, mais uma aventura a qual até adoramos! Foi, talvez, a caminhada mais aborrecida de fazer até à data. Mas WE ARE THE BRAVE ONES!!!
Convidamos todos os visitantes a visualizarem também a lista de vídeos e a galeria de fotografias desta aventura. Como "aperitivo" apresentamos um slidshow da galeria da aventura, abaixo.
ATÉ À PRÓXIMA AVENTURA!!
Sem comentários:
Enviar um comentário