Linha do Douro: Cête -> Livração

 5 de Dezembro de 2009

Lista de Reprodução dos Vídeos da Aventura: AQUI
Galeria de Fotografias da Aventura: AQUI

Apresentamos uma das aventuras que mais nos custou realizar. A razão: choveu bastante o dia todo! Trata-se da caminhada entre as Estações de Cête e Livração, na Linha do Douro, com extensão de cerca de 25 quilómetros. Para uma melhor localização desta aventura, pode-se ver o mapa abaixo:



As datas das inaugurações foram:

  • Cête - Penafiel: 29 de julho de 1875
  • Penafiel - Caíde: 20 de dezembro de 1875
  • Caíde - Livração: 15 de setembro de 1878
A Linha do Douro encontra-se modernizada, isto é com eletrificação, cantonamento automático, rádio Solo-Comboio, Convel,... e duplicada. Esta duplicação e modernização teve lugar desde 1995 até 2001, faseadamente, mas apenas até à Estação de Caíde. A partir desta mesma Estação, a Linha do Douro transforma-se numa Linha pouco tecnológica, antiga, mas nostálgica. Neste momento, os carris já são soldados, não aparafusados. Este facto, torna as viagens mais agradáveis, mas sem a magia do barulho dos rodados a bater nos parafusos, característico de um comboio.
É, portanto, nesta aventura que vamos transpor o limite entre os troços renovado e não renovado, na Estação de Caíde. É dos momentos mais importantes, no que se refere à Linha do Douro!
Como já referimos, esteve a chover praticamente o dia todo. Daí, tivemos mesmo de levar os nossos fatos de chuva, guarda-chuvas e, mesmo assim, não foi nada fácil! Pela mesma razão, a qualidade e quantidade das filmagens e fotografias obtidas por nós foram reduzidas.
Saímos de Porto-São Bento por volta das 7 horas, não à hora programada (que seria no comboio das 6:20), pois quando chegamos à Estação de São Bento, tivemos de voltar a nossas casas porque nos esquecemos dos fatos de chuva (que "gaffe", e que falta nos fariam!!!). Chegamos a Cête às 7:37 e já estava a chover, embora pouco. Subimos à Passagem Superior existente nesta Estação para ficarem com uma boa ideia de Cête. O resultado foi o seguinte:



Partimos, então, de Cête, por volta das 8 horas, ainda sem os fatos de chuva:

Estação de Cête   -    km 30.169
Hora Prevista: 7:30         Hora Partida: 8:00
Depois, lá nos convencemos que tínhamos mesmo de os vestir, tal era a precipitação que se observava! O apeadeiro seguinte foi Irivo:

Apeadeiro de Irivo    -    km 31.760
Hora Prevista: 8:00         Hora Passagem: 8:35
Logo a seguir ao Apeadeiro de Irivo, temos o Ramal de Mercadorias com o mesmo nome. Aquando da nossa passagem, encontrava-se um comboio de Mercadorias a terminar o descarregamento de areia. É óbvio que não íamos abandonar Irivo, antes de ver o Mercadorias partir! Daí, o nosso atraso agravou-se.



Terminal de Mercadorias de Irivo - Agulha de Inserção Lado Penafiel   -    km 32.445
Antes ainda de deixarmos o Ramal, o José ficou apaixonado e fez uma ótima documentação de um Locotrator, que se encontrava estacionado junto a um topo, no mesmo Ramal! Desafiamos os nossos visitantes a contar o número de vezes que ele disse "locotrator" no próximo vídeo!



Ainda antes de Paredes e logo a seguir a Irivo (dá para ver Oleiros de Irivo), temos o Apeadeiro de Oleiros, no qual registamos um atraso de uma hora.

Apeadeiro de Oleiros   -    km 33.154
Hora Prevista: 8:30         Hora Passagem: 9:30
No Apeadeiro de Paredes, aumentamos ainda mais o atraso, que passou a ser de uma hora e meia, uma vez que a chuva não estava mesmo nada a ajudar!

Apeadeiro de Paredes    -   km 34.940
Hora Prevista: 9:00         Hora Passagem: 10:15
Cerca de 500 metros a jusante do Apeadeiro de Penafiel, o Rio Sousa passa sob a Linha do Douro, em mais uma Ponte Dupla bastante interessante:

Pontes Sobre o Rio Sousa
As mesmas pontes podem ser vistas no próximo vídeo, em detalhe:



Ao quilómetro 37.990 (já visível no vídeo anterior) temos a Estação de Penafiel. Aquando da nossa chegada à mesma, a chuva intensificou-se bastante, o que obrigou-nos a um descanso forçado em Penafiel.
Salientamos que a atual Estação de Penafiel não é a Estação Original. Esta Estação foi inaugurada em 2002, sendo desativada a antiga Estação de Penafiel que se pode ver um pouco a jusante. É perto da antiga que se situa o Parque de Material Circulante de Penafiel.

Estação de Penafiel    -   km 37.990
Hora Prevista: 10:00         Hora Passagem: 11:25

Antiga Estação de Penafiel e Inserção para o Parque de Material Circulante de Penafiel
Parque de Material Circulante de Penafiel

No Parque Circulante de Penafiel ficam, diariamente, bastantes 3400 e, por vezes, algumas 2240 pertencentes à CP Porto (USGP - Unidade de Suburbanos do Grande Porto).
Continuando, agora a subir um bocadinho, temos o Apeadeiro de Bustelo:
Apeadeiro de Bustelo    -   km 40.785
Hora Prevista: 11:00         Hora Passagem: 12:20
De seguida, o Apeadeiro de Meinedo:

Apeadeiro de Meinedo   -   km 43.057
Hora Prevista: 11:45         Hora Passagem: 13:00
E foi à hora de almoço que chegamos a um dos momentos mais importantes de todo o conjunto de caminhadas na Linha do Douro: a chegada à Estação - Testa de Caíde! Estação - Testa é uma Estação onde há a mudança do tipo de Cantonamento ou mudança de Via Dupla para Única. Ora, em Caíde acontecem ambas as situações. Desde Porto até aqui, a Linha é eletrificada, existe Rádio-Solo Comboio, o Cantonamento é automático (ou seja existe um bloco de sinais que, automaticamente, controlam o tráfego ferroviário impossibilitando (exceto situações excecionais) a existência de dois comboios entre dois semáforos seguidos (cantão), sendo, neste caso, esse bloco banalizado , ou seja, nos dois sentidos em ambas as vias), Convel (Sistema Automático de Controlo de Velocidade), ... e até existe um detetor de Rodados e Caixa quentes! É, portanto, um troço em Linha dupla, bastante tecnológico!
A partir de Caíde, a Linha do Douro passa a via única, sem eletrificação, sem convel, sem rádio-solo... sem tecnologia (quase!). Aquando desta aventura, em muitas Estações deste troço, os sinais ainda eram mecânicos. Atualmente, esses sinais mecânicos foram substituídos por elétricos (controlados, na mesma, nas Estações) e o sistema de comunicação entre Estações e mesmo CCO do Porto foi renovado! Agora, é mais difícil haver um erro no Cantonamento Telefónico!
Caíde é, então, a fronteira entre a Via Modernizada e a Via Não Modernizada, onde só os Comboios Diesel passam para lá da mesma. Fiquem com imagens da Estação de Caíde:



Estação de Caíde    -    km 46.000
Hora Prevista: 13:00         Hora Passagem: 14:20

O grande obstáculo para a continuação da Modernização da Linha é o Túnel de Caíde:

Túnel de Caíde  -  Extensão: 1086m
Depois de passarmos o Túnel de Caíde, cruzamos com mais um comboio. Na passagem deste comboio por nós, cometemos uma "gaffe", que é bastante compreensível dado o cansaço, a caminhada debaixo de chuva persistente (e consequentemente, ter o plano da caminhada encharcado) e as dores de cabeça causadas pela fome que apertava bastante, uma vez que eram já 16:00 e nós ainda não estávamos a almoçar por falta de local. Vejam, então o próximo vídeo:



O nosso almoço acabou mesmo por ser no Apeadeiro de Oliveira, local onde já estava planeado. O que não estava tão planeado era o nosso atraso, razão pela qual, procuramos por um outro local antes deste Apeadeiro. Mas como não arranjamos, devido à chuva, a nossa barriga teve mesmo de esperar!!

Apeadeiro de Oliveira  -   km 48.815
Hora Prevista: 14:45         Hora Passagem: 16:45 (após almoço)
Após o almoço, e como estamos quase no Inverno, os "dias são bem pequenos"! Desta forma, a noite começa a cair cedo, o que nos dificultou bastante a captura de imagens.
Enquanto passávamos a Ponte de Vila Meã, fomos surpreendidos pela passagem de um Comboio de Serviço da Refer, ou seja, uma Dresine:



Logo após a ponte temos a Estação de Vila Meã, que também se pode ver no vídeo anterior:

Estação de Vila Meã    -   km 50.814
Hora Prevista: 15:30         Hora Passagem: 17:25
E, até à Estação de Livração, foi uma Caminhada noturna, às quais nós já estamos habituados! O Apeadeiro seguinte foi Recesinhos:

Apeadeiro de Recesinhos    -    km 52.817
Hora Prevista: 16:15         Hora Passagem: 18:05
E, finalmente, chegamos com bastante atraso à Estação de Livração (Caldas de Canaveses):

Estação de Livração (Caldas de Canaveses)    -   km 55.323
Hora Prevista: 17:15         Hora Chegada: 18:45
Terminada a caminhada, estivemos ainda um pouco à espera do Comboio que nos levaria de novo a Porto - São Bento (Comboio InterRegional), onde chegamos perto das 21 horas.
Apesar da chuva, da fome, do frio, da extensão da caminhada, de o Nuno estar doente, conseguimos cumprir mais uma meta, mais uma aventura a qual até adoramos! Foi, talvez, a caminhada mais aborrecida de fazer até à data. Mas WE ARE THE BRAVE ONES!!!

Convidamos todos os visitantes a visualizarem também a lista de vídeos e a galeria de fotografias desta aventura. Como "aperitivo" apresentamos um slidshow da galeria da aventura, abaixo.

ATÉ À PRÓXIMA AVENTURA!!



Sem comentários: