Marcha B. O. Train: Barca d'Alva - Hinojosa del Duero

9, 10 e 11/04/2010

Lista de Vídeos no Youtube AQUI!
(Os Vídeos desta aventura podem ser vistos em HD!)

Com o novo B. O. Train, na sua 3ª Versão, agora com um motor de 100 cm3, a nossa vontade de o levar para a linha (que já era muita) cresceu bastante! Daí, programamos uma ida para uma Linha muito especial. Trata-se de uma Linha Espanhola denominada Ruta de La Plata que une Plascencia a Astorga, numa extensão de 348 kms, que foi encerrada em 1985. É óbvio que não programamos percorre-la na íntegra! Tal seria impossível devido a túneis bloqueados, floresta densa que invadiu a linha em certos locais, obras rodoviárias, derrocadas, etc. Estudamos apenas a melhor parte da linha com ajuda de amigos espanhóis, para obter o máximo partido do nosso comboio. Para tudo isto, programamos três dias! Como, a caminho, passávamos junto de Barca d'Alva (ou relativamente perto), decidimos dedicar o primeiro dia a esta Linha que tanto gostamos! A ideia seria montar o comboio, subir a Fregeneda, descer, e descansar em Barca d'Alva, no primeiro dia. No segundo,  desmontar e ainda seguir viagem para Aldeanueva Del Camino (localidade espanhola por onde passa o Ferrocarril de La Plata)... Aí montávamos o comboio e desfrutávamos quer num sentido, quer noutro da Linha, dividindo o trajecto por dois dias, claro!
Estes, eram os planos! Na prática, quase tudo foi diferente...
Para começar, passamos na estação de Mirandela para estudos relativos a uma futura marcha do B. O. Train na Linha do Tua. Tomamos lá o pequeno almoço e depois seguimos viagem para Barca d'Alva onde chegámos eram já 11horas.


Após matarmos saudades da estação de Barca d'Alva (há sempre uma grande nostalgia em nós quando visitamos aquele lugar uma vez que foi ali que o nosso grupo começou...), seguimos para o local de montagem do B. O. Train, junto à Ponte Internacional.



Como a montagem coincidiu com a hora de almoço, é óbvio que fizemos uma pausa na mesma com o intuito de retomar energias e matar a fome, através de uma excelente Francesinha confeccionada pelo José enquanto os restantes elementos continuavam a montagem do comboio.




Almoço terminado, comboio montado é hora da partida! E já são 16h30!! Mesmo antes de partir, um olhar para a derrocada que impede o nosso comboio de ir mesmo até à estação de Barca d'Alva e um outro olhar do mesmo nos seus primeiros arranques, pronto para fazer uma viagem magnífica!




Hora da Partida!! E não imaginávamos a que horas iríamos voltar.... Por agora, tempo de subir a Fregeneda...



A primeira viagem foi a mais complicada uma vez que íamos a abrir caminho entre derrocadas e vegetação! Às vezes, lá íamos de tesoura de poda e serrote! É a vida! Mas esta viagem não foi nada fácil mesmo!! Já para não falar da corrente de tracção que, às vezes resolvia sair! Mas foram situações que fomos resolvendo e bem!





Pelo caminho, encontramos a mota que fazia a tracção de um veículo ferroviário denominado MotoRail, produzido por uns amigos espanhóis que também costumam percorrer esta linha de vez em quando... O que acontece é que, 15 dias antes de irmos, foi a vez deles passarem aqui e parece que não correu muito bem!... Segundo o que sabemos adquiriram uma com bastante mais potência e bem é preciso para uma linha no estado em que esta está! Boa sorte amigos....



Até o B. O. Train se queixava de falta de combustível já...



E este foi o último vídeo que realizamos no primeiro dia, devido a ter escurecido. Mas conseguimos chegar ao destino, ou seja a Fregeneda, embora já fossem 23:30. Tempo de virar o comboio, descansar um pouco e partida do B. O. Train da Estação de Fregeneda à meia-noite! Isso mesmo, à meia-noite! Pensamos ter sido o único comboio, mesmo com a linha a funcionar normalmente, que um comboio abandonou aquela estação àquela hora! Fantástico!!! E a viagem de regresso?! A adrenalina que dá em conduzir aquele comboio 17 kms quase sempre com um precipício ao lado, sem o ver... Passar naquelas pontes em plena madrugada.... Foi simplesmente incrível com a certeza que repetiríamos!
Chegamos a Barca d'Alva eram já 3:30! Tomamos um café bem quente pois apanhamos bastante frio e, de seguida, fomos descansar!
Acordamos já tarde, eram 11 horas. Devido a esse facto decidimos desistir da ideia de desmontar o comboio e ir para a Ruta de La Plata. Já que tínhamos o comboio ali tão montadinho, e adoramos aquela linha, porque não percorrê-la novamente?
Fomos, então, às compras na localidade de Escalhão, quer para o almoço, quer gasolina para o B. O. Train. Almoçamos e partimos de Barca eram já 14 horas.



O facto de ser um Sábado foi interessante uma vez que cruzamos com vários grupos que realizavam o mesmo percurso a pé! A curiosidade devido à marcha do B. O. Train foi imensa e elogios recebeu imensos!...



Neste segundo dia decidimos subir mais um pouco além de Fregeneda, sensivelmente 1 km, passando a Ponte sobre o Rio Froya. A ideia era, agora, filmar a descida completa até ao fim. Fiquem com as filmagens...











Como já estava a anoitecer, ou seja, voltamos a chegar de noite a Barca d'Alva, não deu para fazer a filmagem completa até à Ponte Internacional. Fiquem, agora, com uma demonstração da marcha nocturna nesse segundo dia de aventura:




No terceiro e último dia, acordamos mais cedo e, como não há duas sem três, realizamos mais uma vez a viagem até Fregeneda, continuando quase até à Estação de Hinojosa. Em primeiro lugar, decidimos ir tomar café ao centro de Barca d'Alva. Aproveitamos o facto para mostrar mais um pouco de Barca d'Alva, a um Domingo de manhã...





Após um bom pequeno almoço e café lá partimos e só parámos a cerca de 3 kms da Estação de Hinojosa de Duero. Só não continuamos porque não tínhamos muito combustível nem muito tempo. Além disso a vegetação naquela zona era bastante densa o que dificultava e muito a progressão da marcha. Decidimos então inverter o sentido e gravar, desta vez sim, o trajecto COMPLETO até Barca d'Alva, com paragem em Fregeneda para almoço. No mapa seguinte, pode-se ver o local onde invertemos a marcha, só para terem uma melhor ideia de onde nos encontrávamos no próximo vídeo.























E a gasolina foi mesmo ao certinho, ou melhor, não foi porque, como podem ver no vídeo, o motor já estava a acusar falta de combustível.



E terminou a marcha do B. O. Train de três dias nesta linha espectacular! Depois veio a pior parte: desmontar tudo e colocar dentro dos carros. Quando terminamos este procedimento, já eram 21horas. Aproveitamos, então, para jantar na Residencial Bago d'Ouro para termos a barriga bem cheia para a grande viagem que se avizinha até ao Porto! Foi uma aventura fenomenal!! Fica a despedida a Barca d'Alva, sempre com a promessa de voltar...

4 comentários:

Unknown disse...

Não imaginava haver gente assim deste lado da fronteira. Parabéns pela iniciativa e obrigado por partilharem as vossas experiências.

Admiro-me os espanhois não aproveitarem a vertente turística deste troço. Pelas paisagens magníficas que tem, fazendo lembrar a nossa Linha do Tua (que provavelmente nunca mais irá reabrir) e pela maneira como a linha foi construída (túneis logo seguidos de pontes e vice-versa) que é deveras impressionante.

Permitam-me fazer uma pequena crítica: Achei o zoom da câmera muito 'puxado', fazendo com que a imagem tenha ficado um pouco tremida.

Desejo-vos a continuação de boas aventuras!
P.Sousa

The brave ones disse...

Obrigado por tudo Paulo...
Em primeiro desculpe a demora na resposta, mas ando em grandes alterações no nosso "site" de fotos que me tem ocupado bastante tempo!
Sim, as Linhas, quer em Portugal quer em Espanha (como é o caso desta) deviam ser bem mais aproveitadas uma vez que são uma atracção turística muito forte!
Quanto ao zoom (e agradecemos imenso a crítica, porque é de críticas que o nosso trabalho vai ficando cada vez melhor) tem alturas que está um pouco "puxado", como disse. Mas quanto à "tremideira", deve-se também muito ao facto de ser uma filmagem em andamento em condições não muito favoráveis à prática de um bom filme! Vamos fazer os possíveis para melhorar esse aspecto, doravante!
Já agora fique atento porque muitas mais surpresas virão! Estou a fazer todos os esforços possíveis de um Trabalhador - Estudante para manter o blog actualizado, o que é muito complicado mesmo! É que, quando estou a editar uma aventura, lá tenho de preparar outra... Logo mais uma pausa! Mas é a vida!!!

Obrigado pelo apoio,

Cumprimentos Ferroviários,

P'los The Brave Ones,

Bruno Soares

Unknown disse...

Boa noite!

Gostaria de ter o vosso contacto para vermos a máquina ao vivo.

916616693

David disse...

BOas

Vi em pessoa essa máquina e na altura ficamos um pouco intrigado que raio de objeto aquele e a que se destinava. So hoje descubri. Somos o Grupo que aparece no video http://youtu.be/X_D-L8E9LqQ ao minuto 11:20.

Cumprimentos