B. O. Train UMP Versão II

Após o grande fracasso da primeira versão do B. O. Train, o que culminou na caminhada entre Pocinho e Tua, na Linha do Douro, o nosso comboio teve de levar alguns melhoramentos a fim de estar apto para percorrer um dos melhores troços ferroviários do Mundo: A Linha entre Fregeneda e Barca d'Alva!
Apresentemos, então, a Versão II do B. O. Train. Em relação à primeira versão, houve uma grande modificação: os rodados passaram a ter sensivelmente o dobro do raio e a ser em ferro, permitindo uma melhor adaptabilidade às Linhas! Além disso, diminuímos a distância interna entre os rodados para o comboio circular melhor nas curvas.
Como o esforço na tracção era bastante, decidimos desistir do assento do "condutor" e colocar mais uma pedaleira, com o respectivo selim. É óbvio que três puxam bem melhor que dois, e ninguém fica a perder! E por falar nisso, colocámos rodas dentadas todas iguais (isto é, com o mesmo número de dentes), o que não acontecia na versão anterior em que um puxava mais que o outro! Para isso, foi estudada a melhor relação entre as rodas dentadas da frente e de trás, de modo a que quer puxe bem, quer permita atingir velocidades na ordem dos 15-20 kms/hora. As correntes também foram todas substituídas por outras mais robustas para evitar o seu rebentamento.
Com um B. O. Train a permitir atingir melhores velocidades, tivemos de investir num melhor sistema de frenagem (travagem, para os menos entendidos em termos ferroviários). Adquirimos, então, um sistema de freio de disco que adaptamos ao nosso suporte para as mãos de modo a que um de nós consiga efectuar uma frenagem eficaz!
Estas alterações realizaram-se em cerca de três meses e meio, altura de realizar, desta vez sim!, o trajecto entre Fregeneda e Barca d'Alva! Fiquem com a foto do B. O. Train versão II (infelizmente não ficámos com muitas fotografias desta versão), em cima de uma das mais belas pontes do trajecto referido: a Ponte de Pollo Rubio!

1 comentário:

Anónimo disse...

e pa estou passado... lol para quando outra viagem a la fregeneda?
tambem quero ir... lol