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Versão B. O. Train: Versão II
Três meses e meio depois da falhada tentativa de realizar o percurso entre Barca d'Alva e Fuentes de San Estéban, voltamos a esta Linha que é a continuação da Linha do Douro para o lado de Espanha numa extensão de 77 kms. Com o nosso comboio, numa versão bastante melhorada e adaptada à Linha, as nossas expectativas, desta vez, eram bem maiores!
Dia 21, primeiro dia da aventura, fomos directos (ou seja, sem ir a Barca d'Alva, La Fregeneda,...) até à Estação de Fuentes de San Estéban, onde a continuação da Linha do Douro se cruza com a continuação da Linha da Beira Alta (acho que deu para entender a ideia...). O objectivo era ver as condições no terreno para montagem do B. O. Train para percorrer a maior distância possível. Como o caminho que tomamos desde nossas casas até esta Estação foi a A25, que acompanha bem a Linha da Beira Alta, decidimos fazer uma visita à localidade de Alcafache e ao local onde se deu o maior acidente ferroviário em Portugal. Trata-se do acidente no troço da Linha da Beira-Alta entre Alcafache e Nelas, em 11 de Setembro de 1985, no qual dois comboios de passageiros (Sud-Express e Regional) chocaram de frente a 100km/h, sensivelmente! Nos nossos vídeos, podem ver além do local do memorial, a passagem de dois comboios no apeadeiro de Moimenta-Alcafache. Após esta pequena parte da aventura dedicada a uma enorme tragédia, hora de continuar a nossa viagem! Ficam aqui os nossos profundos sentimentos aos familiares das vítimas deste acidente que "roubou" a vida a mais de 100 pessoas...
Chegamos à Estação de Fuentes de San Estéban à hora de almoço. Almoçamos lá e, de seguida, realizamos uma visita pormenorizada ao local. Apesar das boas condições que a Linha, nesta zona, nos oferecia, decidimos não montar ainda o B. O. Train e ver melhor outras zonas, como outras estações e Passagens de nível, mais adiante, com o carro, para verificarmos se, efectivamente, conseguíamos chegar a Barca d'Alva com o comboio! Afinal a Linha já foi fechada há mais de 20 anos!
Nos vídeos que fizemos nesta estação, mostramos mesmo a dresine da Renfe que esteve estacionada em La Fregeneda, até ao ano de 2006 e que fazia a inspecção e alguma manutenção à Linha até esse ano.
A seguir a Fuentes de San Estéban, ao km 6 desta linha, temos a estação de Boada, com boas condições para circulação como podem ver nos vídeos! Como nos encontramos em planícies secas espanholas, decidimos continuar com o carro pela linha fora para ver se, em locais com o terreno mais acidentado e locais mais húmidos as condições mantinham-se!
7 kms depois, ou seja, ao km 13, temos a Estação de Villares de Yeltes onde as condições para a circulação do B. O. Train começam a piorar! Ainda não é nada de mais, mas a continuar assim...
Ao km 21.5, na estação de Villavieja de Yeltes, pode-se ver que a vegetação começa a tomar conta desta linha magnífica! As imagens falam por si... Por esta altura, já só pensávamos em montar o comboio em Fregeneda para realizar o melhor troço da linha, o que acabou mesmo por acontecer.
Próxima estação: Bogajo ao km 30.4. Aqui a Linha até já tem árvores a crescer a todo o "vapor" mesmo no seu meio! A esperança de montagem do B. O. Train em Fuentes de San Estéban caiu definitivamente por água abaixo! Não queremos, com isto, dizer que é impossível passar.... O que se passa é que levaríamos imenso tempo para limpar a linha restabelecendo as condições de passagem... É, definitivamente uma pena a linha se encontrar neste estado. Já pouco falta para ficar igual ao troço Pocinho - Barca d'Alva...
Olmedo y Cerralbo (km 35.6), é o nome da próxima estação! Daqui, também podemos verificar que a Natureza está a recuperar tudo o que é seu!...
No km 44.5, uma das estações mais importantes da Linha: Lumbrales, que até movimentava bastantes passageiros. E foi em Lumbrales que terminamos as explorações às estações da Linha entre Fregeneda e Fuentes de San Estéban, no primeiro dia...
Para pernoitar, decidimos ficar no simpático Parque de Campismo "La Hojita", perto da localidade de Lumbrales. Apesar da altura do ano em que nos encontrávamos, este Parque de Campismo estava praticamente vazio, o que nos permitiu uma noite sossegada. Fica aqui o agradecimento pela hospitalidade dos funcionários deste parque o qual aconselhamos para passar uns dias no sossego desta zona rural.
Depois de uma noite na nossa tenda, a exploração continua. Hinojosa del Duero era a próxima estação, mesmo antes de La Fregeneda! Foi daqui que partimos a pé, em Março de 2008 rumo a Barca d'Alva. Mesmo assim, a montagem do B. O. Train ficou mesmo guardada para Fregeneda já que a partir daí sim, era o nosso grande motivo de lá nos encontrarmos...
E, finalmente, ao km 60, temos a Estação de La Fregeneda, local onde vamos mesmo montar o B. O. Train! Decidimos, como ainda tínhamos um pouco de tempo, apresentar o percurso antes da estação, começando na ponte sobre o Rio Froya...
Ainda durante a manhã do segundo dia, montamos o comboio. Como ainda não tínhamos experimentado a sua nova versão II, estávamos tão curiosos que, mal a parte mecânica se encontrou montada, realizamos logo um teste... A montagem até era bem rápida! Até agora, cerca de 20 minutos!
A restante montagem efectua-se em cerca de 45 minutos e o comboio está pronto a partir... Entretanto deixamos o nosso carro em Barca d'Alva e o Sr. Andrés trouxe-nos novamente até Fregeneda, ao nosso fantástico comboio que portou-se muito bem, desta vez!
Como já era hora de almoço, antes de partir realizamos, então, essa refeição mesmo ao lado do B. O. Train UMP estacionado na Linha 1, em frente do edifício principal!
Refeição terminada, hora da partida para os fantásticos 17 kms desta linha. A expectativa era bastante relativamente às pontes e aos túneis, principalmente ao Nº3, onde vive uma colónia de morcegos! Será que o nosso comboio iria realizar o percurso todo sem problemas?! Era o que pensávamos na altura, mas estávamos confiantes!
Após abandonarmos Fregeneda, à medida que os quilómetros iam passando, íamos ganhando confiança no nosso trabalho. Até passamos duas vezes a ponte em curva e tudo! Mas também houve tempo para descarrilarmos devido a uma derrocada que não conseguimos visualizar a tempo! Até esse momento foi divertido e registado nos nossos vídeos!
Até Barca d'Alva o percurso teve a duração de cerca de 3-4 horas, com paragens para ir admirando a paisagem. O que nos deixou mais desconsolados foi que o trabalho foi muito para o tempo que demoramos a percorrer a Linha!!! Ainda por cima foi a única viagem que o nosso B. O. Train fez enquanto UMP (Unidade Movida a Pedal)!! Em contrapartida foi magnifico reviver a 5ªAventura, mas desta vez com um veículo feito por nós!! Então depois de termos sido derrotados pela Linha na versão I, o sucesso ainda soube melhor! Foi o início de um novo tipo de aventuras dos The Brave Ones!...
Uma boa parte da viagem foi filmada. Colocamos, aqui apenas alguns para "abrir o apetite". Os vídeos TODOS podem ser vistos através do link que se situa logo a seguir à data da aventura!
Fotos:
Durante o almoço na Estação de Fregeneda, mesmo antes da partida do B. O. Train! |
Em cima de uma ponte magnífica, a Ponte de Pollo Rubio! |
Como o nosso comboio não tem inversor de marcha, ao andar para trás, tem de ser empurrado!! De qualquer forma, uma imagem magnífica! |
Uma Linha magnífica, com um precipício mesmo ao lado! |
É sempre a descer, para Barca d'Alva (a imagem foi tirada para trás!)... |
5 comentários:
Está uma viagem engraçada e mesmo arriscada. Mas houve um grupo grande que fez entre La Fregeneda e Barca d'Alva a pé. Essa reportagem está no site www.comboiosdonorte.fotopic.net.
Sim, temos conhecimento que há muitos grupos a realizar esse trajecto a pé. Nós próprios já o fizemos, como pode ver aqui, no blog! Engraçada, fantástica, emocionante... Não há palavras para descrever tal viagem! Pode ser arriscado, mas é bem pior passar a pé, pode ter a certeza!
Cumprimentos
eu estou a pensar em ir lá com um agrupamento de escuteiros e fazer esse trajecto, o que quis dizer com
''Pode ser arriscado, mas é bem pior passar a pé, pode ter a certeza!''
Caro David Oliveira,
o trajeto realizado nesta aventura é belíssimo, sem sombra de dúvida, porém bastante perigoso. As pontes (quase todas) têm os passadiços laterais de madeira em muito mau estado o que faz com que o único caminho minimamente seguro será um trecho de ferro (com cerca de 20 cm de largura) existente entre o corrimão e a linha. Também há a possibilidade de usar as travessas da linha, mas não é fácil. Também há pontes, nas quais é possível adotar um caminho alternativo sem passar em cima das mesmas. Mas não são todas!! A ponte em curva, por exemplo, não tem travessas de madeira nem passadiços laterais, o que faz com que seja das mais difíceis de passar.
Com isto tudo, alertamos que é um percurso bastante complicado, pelo que o grupo de escuteiros a realizar a caminhada deverá, na nossa opinião, ser constituído por elementos responsáveis, naturalmente maiores de idade, pois todos os cuidados são poucos!!
Agora, com um veículo como o nosso, a passagem pode ser arriscada, mas é muito menos arriscada, uma vez que o comboio está sobre os carris e estes sobre o tabuleiro da ponte e... ferro é ferro!
Já lá passamos bastantes vezes com o nosso comboio e fui bastante melhor que passar a pé (o fizemos uma vez!). Aliás, no próximo fim-de-semana lá iremos passar!!
Cumprimentos
já agora sabe me dizer se existe lá por perto um parque de campismo?
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