Ramal de Alfarelos e Linha do Oeste: Coimbra-b -> Coimbra & Alfarelos -> Figueira da Foz

1 de Maio de 2009

Lista de Reprodução dos Vídeos da Aventura: AQUI
Galeria de Fotografias da Aventura: AQUI

Dia do Trabalhador, Feriado Nacional, mas os The Brave Ones não param!! Após a última caminhada, que não estava planeada (Pocinho-Tua), decidimos variar um pouco e fazer uma caminhada para os lados de Coimbra, mais concretamente no Ramal de Alfarelos. Este ramal liga a estação de Alfarelos, na Linha do Norte, à estação de Bifurcação de Lares, na Linha do Oeste. Tem uma extensão de 14.7 kms, é constituído por 3 apeadeiros e 3 estações, foi inaugurado em 1890 e electrificado em finais da década de 70.
Após termos percorrido todo o seu percurso, continuaríamos a caminhada desde Bifurcação de Lares (onde termina o Ramal de Alfarelos) até à Figueira da Foz, na Linha do Oeste, numa extensão de 8 kms.

Dia 1 de Maio, às 5:30, foi a hora de concentração dos The Brave Ones. Começámos bem cedo! De seguida, dirigimo-nos para a estação de Porto - São Bento a fim de embarcarmos no comboio Urbano com destino a Aveiro, cujo número é 15705/4 com partida às 6:00. À passagem por Estarreja, filmamos um pouco da nossa viagem, dentro de uma UME3400...




Mal chegamos a Aveiro, reparamos que um Alfa Pendular vinha mesmo atrás de nós!



Enquanto esperávamos pela partida do comboio Regional com destino a Coimbra, aproveitamos para tomar o pequeno-almoço no bar da estação. Para quem não sabe, o serviço Urbano do Porto termina em Aveiro. Para continuarmos a "descer" na Linha do Norte, temos de fazer transbordo para o serviço Regional. É óbvio que poderíamos apanhar um comboio directo (Alfa ou IC), mas gostamos da vertente de andar a mudar de comboio!
7:49, hora da partida, de Aveiro, do Regional Nº 4654/5, com destino a Coimbra, no qual embarcamos. Ficou planeado que sairíamos na estação de Coimbra-B e realizaríamos uma pequena caminhada até à estação de Coimbra, uma vez que tínhamos de esperar cerca de meia hora pelo comboio Urbano que nos levaria à estação de Alfarelos.
E assim foi! 8:40 foi a hora de chegada a Coimbra-B, estação na qual filmamos alguns comboios... Deste vídeo chama-se a atenção para o facto de enquanto o Comboio Regional, que saiu de Coimbra para o Entroncamento, não chegava, o Regional do qual saímos não podia partir! Isso deve-se ao facto da linha que une Coimbra-B e Coimbra ser em Via Única e com Cantonamento Telefónico!!



Em cerca de meia hora, tivemos de percorrer cerca de 1,5kms entre Coimbra e Coimbra-B, com passagem de bastantes comboios, para um feriado! Aqui fica um mapa (para localizarem melhor o que percorremos; clicar para aumentar) e um vídeo deste pequeno troço ferroviário...



Até tivemos de correr um pouco para conseguir apanhar o comboio que nos levou à estação de Alfarelos. Trata-se do Urbano (de Coimbra) Nº 16808, com destino à Figueira da Foz. Partiu de Coimbra às 9:12 e foi feito com uma dupla de UDD's 0450, ao contrário do normal (que são as UTE 2240, ou seja, as "Lili Caneças").
9:50 já estávamos a sair do Comboio, em Alfarelos onde começou a segunda etapa da caminhada. Além dos 17,5 kms do Ramal de Alfarelos, realizámos também os 8 kms que unem Bifurcação de Lares à Figueira da Foz, na Linha do Oeste.

Clicar na imagem para aumentar


Fiquem, agora, com as estações e apeadeiros por onde passamos na nossa caminhada, assim como os vídeos da mesma:

10:00 »» Estação de Alfarelos/Granja do Ulmeiro »»  km 198.3 »» Linha do Norte



Vídeo 6 - Entre Alfarelos e Montemor:


10:55 »» Apeadeiro de Montemor »» km 219,6 »» Ramal de Alfarelos
(os kms no Ramal de Alfarelos continuam a numeração dos kms da Linha do Oeste, ou seja, km 0 na Estação de Lisboa - Rossio).


Vídeo 7 - Em Montemor:


Vídeo 8 - Entre Montemor e Marujal:



Vídeo 9 - Entre Montemor e Marujal, com a ponte sobre o Rio Soure (extensão de 120,8 mts) à vista. Tempo também para almoço no apeadeiro de Marujal:


13:05 »» Apeadeiro de Marujal »» km 216.3 »» Ramal de Alfarelos




Vídeo 10 - Entre Marujal e Verride


Vídeo 11 - No mesmo local do anterior



13:55 »» Estação de Verride »» km 213,8 »» Ramal de Alfarelos




15:52 »» Apeadeiro de Reveles »» km 208.9 »» Ramal de Alfarelos



Vídeo 12 - Apeadeiro de Releves



Vídeo 13 - Concordância de Verride



16:45 »» Estação de Bifurcação de Lares »» km 207,2 »» Linha do Oeste / Ramal de Alfarelos

Vista Linha do Oeste: Lisboa -> Figueira Foz

Vista Ramal Alfarelos: Alfarelos -> Figueira Foz

Vista Ramal Alfarelos: Figueira Foz -> Alfarelos
Vista Agulha Norte (vindo da Figueira da Foz)

Vídeo 14 - Estação Bifurcação de Lares e Passagem na Ponte sobre o Rio Mondego



17:35 »» Apeadeiro de Lares »» km 209,4 »» Linha do Oeste


Vídeo 15 - Entre Lares e Fontela e na Estação da Fontela



18:10 »» Estação de Fontela »» km 212,0 »» Linha do Oeste



18:25 »» Apeadeiro de Fontela-A »» km 213,1 »» Linha do Oeste



18:50 »» Estação de Figueira da Foz »» km 215,1 »» Linha do Oeste




Vídeo 16 - Estação de Figueira da Foz



Já bem cansados, chegamos à Figueira da Foz com algum atraso, uma vez que o nosso objectivo era apanhar o comboio com partida às 18:15... Como devem imaginar, tivemos mesmo de apanhar o Comboio Urbano Nº 16827, com partida da Figueira às 19:15! Devido ao pouquíssimo tempo que tivemos desde que lá chegámos, à partida do comboio, nem deu para tirar boas fotografias da estação da Figueira da Foz, daí não as termos. Só tivemos mesmo tempo de comprar bilhete e embarcar!
20:28 - Chegada a Coimbra. Aqui sim, deu tempo para passear um pouco pelo centro da cidade e até mesmo jantar por lá. Chegamos mesmo a visitar a estação de Coimbra-Parque, esta pertencente ao Ramal da Lousã, actualmente encerrado, mas que se encontrava em serviço aquando da nossa aventura. E o comboio lá trazia e levava bastante gente até!!! Justificava-se perfeitamente voltarem a colocar lá o comboio (cá a gente não alinha com o Metro do Mondego!!!)!
O comboio Regional que nos levou a Aveiro foi só às 22:10. Era o último regional em direcção a Aveiro e tinha o Nº 4632/3. Eram já 23:10 quando chegamos a essa estação. Para continuar a viagem para o Porto, embarcamos no Urbano (de volta aos "Amarelos"!) Nº 15659/8, com partida de Aveiro às 23:19 (que também era o último Urbano para a cidade Invicta)! Na nossa opinião, a CP deveria colocar um comboio mais tarde, principalmente ao fim-de-semana... Afinal, estamos a falar de Comboios Urbanos, mas enfim...
0:25, chegada a Porto-S. Bento que dita o fim de mais uma aventura, de mais uma caminhada, que valeu bem o esforço!
Foram cerca de 25 kms fantásticos, numa paisagem completamente diferente daquela a que estamos habituados, na Linha do Douro...


Fotos da Aventura (podem ser melhor visualizadas na nossa galeria de fotos):




Todos os Vídeos da aventura podem ser visualizados através do link no topo.

1 comentário:

Vasco Costa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.