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Um sábado e lá fomos nós para mais uma aventura! Escolhemos, agora, a fantástica e polémica linha do Tua.
Falando um pouco desta linha, é uma das mais belas de Portugal. É em via métrica, ou seja, a sua bitola é 1000mm. Tem uma extensão total de 133.8 km, mas apenas se encontraram activos 58.2 kms desta linha, aquando da aventura. O troço activo situava-se entre a estação do Tua (onde permite a ligação com a linha do Douro) e a estação de Carvalhais. Actualmente os 42 kms de linha que unem a Estação do Tua à Estação de Cachão estão "Temporariamente desactivados", desde o último descarrilamento nesta linha em 22 de Agosto de 2008, devido a falta de condições de segurança! Convém salientar que, de Cachão a Mirandela, a exploração é a cargo da CP e Refer (apesar das automotoras e os maquinistas serem do Metro de Mirandela) e de Mirandela a Carvalhais a exploração é feita por esta empresa de nome Metro de Mirandela. Resumidamente, o Metro de Mirandela apenas detem 4 kms da linha, a Refer os restantes. O troço Carvalhais - Bragança foi, para grande tristeza, encerrada entre Dezembro de 1991 e finais de 1992. Em muitos locais do troço desactivado, já nem carris existem! Está tudo abandonado, e a destruição é bem visível!
Actualmente, existe outro grande problema nesta linha: a possibilidade de construção de uma barragem que, caso a ideia seja levada a "bom" (muito mau, acreditem!!) porto, levará à submersão de grande parte da actualmente activa linha, principalmente o troço que percorremos a pé nesta aventura. Vejam bem as nossas fotos, as paisagens, tudo.... a linha é MAGNÍFICA e encerrá-la para dar lugar a uma barragem completamente (desculpem a expressão) estúpida.
Nos últimos dois anos têm ocorrido na linha, alguns descarrilamentos (quatro (!) já!) dos quais resultaram alguns mortos, entre os quais funcionários da CP e Metro de Mirandela. Em suma, é uma linha com um passado recente não muito animador, mas que, devido às suas paisagens tão tão belas, e ao facto de servir alguma população que depende do comboio para se deslocar, esperamos não ser encerrada. Deixamos aqui um grande voto de força para as Associações como o MCLT (Movimento Cívico pela Linha do Tua), para boicotarem a todo o custo a construção de mais uma barragem que destruiria uma Linha, um rio, uma paisagem magnífica, um património, enfim... mais um bom pedaço de Trás-os-Montes! A propósito deste dilema acerca da barragem de Foz Tua e, sobretudo, da manutenção de uma Linha belíssima, centenária, aconselhamos vivamente a visualizarem o Filme/Documentário "Pare, Escute, Olhe" do realizador Jorge Pelicano. Já disponível em DVD, é, na nossa opinião, um fantástico documentário onde são bem visíveis as faltas de coerência, as promessas quebradas, o roubo,... dos nossos governantes para com o povo Transmontano!
Falando da nossa aventura, fomos forçados a realizar uma viagem entre Porto e Mirandela de autocarro. Após um estudo aprofundado dos horários disponíveis, decidimos que a opção que nos permitia mais tempo de caminhada para desfrutar da beleza desta linha, era a viagem de ida de autocarro e a de volta de comboio.
Desta forma, o nosso dia começou um pouco atribulado devido a um atraso que tivemos na deslocação para a Travessa de Passos Manuel, local de embarque num autocarro que, passo publicidade, pertencia à empresa Rodonorte. Muito em cima da hora de partida lá conseguimos chegar e embarcamos no autocarro com arranque às 7 horas da manhã. Um início bem diferente do habitual!
Após a volta habitual do Expresso com destino a Bragança pelo hospital de S. João, entrámos na auto-estrada A3 para, passado um pouco, entramos na A4, esta sim que nos leva a Vila Real.
Pelo caminho, passamos por Amarante. De salientar que os momentos antes da saída da auto-estrada para fazer paragem neste local, vimos bem a linha do Tâmega, a qual já percorremos na íntegra. Momentos de alguma nostalgia.
Pelo caminho também efectuamos paragem por Vila Real e Murça até chegarmos ao nosso destino: Mirandela. Aqui chegamos por volta das 9h30. Tempo de ir tomar um bom pequeno almoço no café da estação.
Após fotos da nossa estação Mirandela (para a CP) - Piaget (para o Metro de Mirandela) embarcamos no comboio com partida às 10h00. Alguns vídeos do nosso percurso dentro da automotora LRV 2000 (Light Rail Vehicle) podem ser visualizados abaixo. Estes primeiros quilómetros não são os melhores da linha, mas como se trata de um caminho de ferro, são igualmente marcantes para nós.
Após uma viagem com o comboio cheio, abandonamos a composição no apeadeiro de Codeçais, no km 25. É aqui que a nossa caminhada começa. As nossas fotos exprimem muito melhor que qualquer palavra a beleza desta linha única.
Apeadeiro de Codeçais - km 25,1 |
Aquando da caminhada, encontramos um pequeno vagão para auxiliar o pessoal da Refer em obras na via, junto da linha. Aproveitamos para carrilar esse vagão e brincar um pouquinho.
Mas não pôde ser muito tempo devido à possível passagem de dresines na linha. Por falar em dresines, um pouco mais adiante, na estação de Brunheda, uma dresine passou por nós. Não podíamos deixar de filmar esse momento!
Apeadeiro de Brunheda - km 21.2 |
Primeiro comboio a passar por nós, que não é comboio de serviço (dresine)!
Foto retirada do Terraço do Apeadeiro de Tralhão - km 17,8 |
Apeadeiro de S. Lourenço - km 15,6 |
Estação de Santa Luzia - km 13,4 |
Apeadeiro de Castanheiro - km 7,6 |
Caminho referido no texto |
Praia Fluvial do Castanheiro |
Antes da Estação de Tua, temos mais um apeadeiro:
Apeadeiro de Tralhariz - 4,3 km |
E a nossa caminhada termina no km 0, na estação do Tua, às 19h30.
Chegada à estação de Tua - km 0 |
Como ainda tínhamos tempo, fizemos uma visita ao material que se encontra a apodrecer no Tua, nomeadamente às carruagens Napolitanas que chegaram a fazer serviço na linha do Tua. E ainda nos sobrou tempo para matar a sede num café próximo à estação e tudo!
"Napolitanas" a apodrecer literalmente no Tua! |
19h49 é a hora de partida do comboio rumo a Caíde que nos dá ligação ao Porto. É o último, por isso tivemos mesmo de ir!
Mais uma viagem espectacular da qual não cansamos mesmo: a linha do Douro. Até Caíde é a UTD 600 que nos leva. A partir daí é um comboio urbano, que apelidamos de "o amarelo": a UME 3400.
A nossa hora de chegada a Porto - São Bento é 23:15, já com muito cansaço.
Mais uma aventura espectacular em trás-os-montes, numa linha cuja beleza é inefável. Ver para crer mesmo!! Adoramos, como todas, com a ideia de voltar para caminhar no troço restante, que, desta vez, fizemos de comboio. Mas não é para muito breve!!
Fotos da Aventura (podem ser melhor visualizadas na nossa galeria de fotos):
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