Linha do Tâmega: Amarante -> Livração (Caldas de Canaveses)

26 de Janeiro de 2008

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Galeria de Fotografias da Aventura: AQUI

E eis que chega o dia da nossa quarta caminhada! Esta surgiu do desejo de conhecer todas as linhas que derivam da Linha do Douro: desta vez, foi a Linha do Tâmega!
Esta linha, ligava as estações de Livração e Arco de Baúlhe numa extensão de 51.6 kms, mas a ideia inicial era terminar em Chaves assim como a Linha do Corgo e a de Guimarães. Esse projecto foi abandonado assim como o da Linha de Guimarães que se ficou por Fafe. A do Corgo foi mesmo a única linha que chegou a Chaves! Relativamente à Linha do Tâmega, em Janeiro de 1990, é encerrado o troço de 39 kms entre Amarante e Arco de Baúlhe. Assim, à data da nossa aventura o único troço activo era Amarante - Livração, numa extensão de 13 kms, troço esse encerrado temporariamente desde 25 de Março de 2009, por alegada falta de condições de segurança, como aconteceu com a Linha do Corgo e do Tua. Só será aberta novamente (se for...), quando as obras de requalificação da linha estiverem terminadas, assegurando a segurança das circulações. Os carris e o balastro (como na Linha do Corgo), foram retirados. Depois disso, as obras não mais avançaram! Estamos a ver, muito infelizmente, a Via Métrica a morrer em Portugal! Mas voltemos à caminhada...
Começamos o nosso dia na estação de Ermesinde, na qual esperamos pelo comboio com destino ao Pocinho que tinha lá como hora de partida 7h36. Este mesmo transporte foi efectuado por uma Unidade Tripla Diesel, mais conhecida no meio ferroviário como UTD, e levou-nos até à estação da Livração (Caldas de Canaveses).
Aquando da saída, chegados a essa estação, verificamos que já se encontrava lá estacionada uma automotora (uma LRV 2000 - Light Rail Vehicle da série CP 9500) com destino a Amarante, na secção de via estreita da Livração. Após algumas fotos, embarcamos nesse comboio.
Automotora LRV 2000 - CP 9500

Partimos às 8h30, seguindo-se uma viagem agradável com o veículo cuja capacidade se encontrava praticamente lotada. Tal facto é justificado por ser dia de feira na cidade de Amarante.



Chegámos a Amarante, estação terminal, cerca das 9 horas. Uma vez que a nossa caminhada só iria ter 13 km, a caminhada seria relativamente fácil, na qual teríamos bastante tempo disponível para a realizar.
Decidimos, então, averiguar os primeiros quilómetros para além de Amarante.
Logo após os primeiros 500 metros, a linha simplesmente desapareceu porque foram retirados os carris e a vegetação invadiu o que restava do canal ferroviário que ali existia. Desta forma, decidimos que não se justificava continuarmos e voltámos para trás
Para aproveitar bem o tempo, e antes da caminhada propriamente dita, resolvemos visitar a cidade e tomar, por lá, o pequeno almoço. Visitamos o centro histórico e apreciamos a beleza da paisagem que o Rio Tâmega nos oferece mesmo no centro da cidade de Amarante! Chegamos mesmo a descer a uma plataforma que tem no rio, para fruir melhor da beleza do rio e da ponte histórica lá existente, adquirindo uma perspectiva diferente dessa mesma ponte.


Pouco antes das 11 horas, regressamos à estação para iniciarmos a caminhada de volta à Linha do Douro.



Estação de Amarante (km 12.8)

Logo no primeiro quilómetro, e após uma passagem de nível, deparámo-nos com uma ponte, de considerável altura, sob a qual passava um ribeiro.



Como temos bastante precaução, precavemo-nos com o horário dos comboios que ali passavam e que iriam, eventualmente, cruzar connosco. Assim sendo, após alguns metros da ponte referida, decidimos interromper a caminhada e afastar um pouco da linha. Nisto, um de nós, teve a ideia de colocar a máquina fotográfica no balastro da linha e conseguir um vídeo com uma perspectiva diferente.
Seguidamente à passagem do comboio, voltamos à linha e não demorou muito para encontrarmos uma das atracções de Amarante: o Parque Aquático, muito requisitado durante a época balnear. Este situa-se junto do apeadeiro de Fregim-A, depois de passar no apeadeiro de Fregim.

Apeadeiro de Fregim (km 10,4)
Apeadeiro de Fregim - A (km 9,4)

Em frente ao apeadeiro o Parque Aquático de Amarante

Continuando a caminhada, passamos no apeadeiro de Passinhos e na estação de Vila Caíz, onde, ao lado da linha, encontramos um caminho estranho no meio da rocha. Tentamos averiguar aonde tal canal haveria de dar, mas devido a tão reduzida luz não conseguimos descobrir... Um momento relevante da caminhada até Vila Caíz foi o cruzamento com a LRV junto a uma ponte com cerca de 30 m de altura!

Apeadeiro de Passinhos (km 6,9)

Estação de Vila Caíz (km 6,2)

Chegada a hora do almoço, observamos que existia um canal para passagem de águas, transversalmente à linha, o que nos levou a concluir que seria um óptimo local para almoçar, "mesmo no meio da linha"!
Depois de um descanso de 30 minutos, retomamos a caminhada, curta, até à Livração. Cruzamos mais uma vez com a 9500 que, desta vez, passou um pouco adiantada.
Antes de terminarmos a caminhada na estação de Livração, passamos ainda nos apeadeiros de Valbom e Santo Isidoro:
Apeadeiro de Valbom (km 4,7)

Apeadeiro de Santo Isidoro (km 2,7)

Cerca das 17h40, demos por concluída a caminhada, chegando à estação da Livração. Dez minutos depois, embarcamos no comboio que nos iria levar de volta a casa.
Quando não se esperava que nada de relevante iria acontecer, eis que um de nós se lembrou de pedir ao revisor para realizar a viagem na cabine daquele comboio (Unidade Dupla Diesel - UDD 450), o que, muito gentilmente, nos foi concedido.



Foi com muito entusiasmo da nossa parte que ali viajamos e, desta forma, percebemos os procedimentos de condução e visualizamos os comandos de uma UDD 450, mais concretamente a UDD 463. Logo que chegamos à estação de Ermesinde, saímos do comboio, finalizando a nossa aventura.

Foi mais uma linha de bitola métrica que gostamos de realizar, apesar de ser bastante curta.
Terminamos com os agradecimentos à C. P., Comboios de Portugal, E. P., que nos permitiu realizar a viagem na cabine, nomeadamente aos revisores e maquinista fazendo o apelo para que não fechem mais as linhas de comboio que são importantes para o desenvolvimento turístico e regional e, se ainda fosse possível, reabrir já encerradas!!

Fotos da Aventura (podem ser melhor visualizadas na nossa galeria de fotos):


Todos os Vídeos da aventura podem ser visualizados através do link no topo.

2 comentários:

Anónimo disse...

Para dar uma ajuda na melhoria da coisa (numa perspectiva saudável), cinco hífens em falta nos textos:
Bem-vindos
http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=157
linha-férrea
caminho-de-ferro
http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=14528

Anónimo disse...

voces sao uns ganda malucos..... mas por uma boa causa.... eu tb adoro comboios e tb o meu pai foi fogueiro e maquinista técnico no douro e Minho a vapor e a diesel com as EE1400 e UTD 0600. Adoro quando o meu pai conta historias antigas das vias ferreas, do seu trabalho, e agora a unica coisa que se ve e o abandono das linhas mais bonitas do mundo como a linha do tua e do douro ate fregeneda. Continuai com o vosso trabalho, com cuidado, pois devemos fazer de tudo para dar a conhecer ao pais, as bonitas linhas que existem em portugal..