Linha do Douro: Porto S. Bento -> Cête

14 de Novembro de 2009

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Eis o dia em que decidimos caminhar na Linha do Douro, desde o deu quilómetro zero, no centro da cidade do Porto! Como verificaram pelo título, esta nossa caminhada iniciou-se na belíssima Estação de Porto S.Bento que é uma das melhores atrações da cidade do Porto. É um chamariz para muitos turistas! No seu átrio, as paredes são revestidas por lindos azulejos que retratam a História de Portugal, principalmente acontecimentos no Norte do País.
Apesar de considerarmos como Estação da Linha do Douro e Minho, a Estação de Porto-São Bento, é o início da Linha do Minho, bem no centro da cidade do Porto. O seu ponto quilométrico é que pode criar alguma confusão. Trata-se do km 2.62. A contagem quilométrica vai diminuindo à medida que nos aproximamos da Estação de Porto-Campanhã, que se situa no km 0 (quer da Linha do Minho no sentido Porto-São Bento,  quer da Linha do Minho no sentido Valença do Minho, quer da Linha do Douro, quer da Linha de Leixões, quer do Antigo e Encerrado Ramal de Alfândega). A partir desta Estação, a contagem quilométrica é crescente Linha do Minho acima até Valença do Minho. A Linha do Douro, apesar de na realidade começar apenas em Ermesinde, a sua contagem quilométrica é realizada a partir de Porto-Campanhã, podendo-se dizer que, até Ermesinde, determinado quilómetro é da Linha do Minho e da Linha do Douro (quilómetros comuns). Esta questão da quilometragem e da nomenclatura das Linhas é sempre uma questão complicada!! Enfim, é a Refer que manda!!
Para acompanhar a explicação quilométrica anterior, pode ser útil consultar o mapa que se segue, com o troço percorrido nesta caminhada, cuja distância foi de 27 kms:

(Clicar para Aumentar)
Salientamos que, na legenda do mapa, apenas colocamos "Linha do Douro/Minho" para ser mais percetível, uma vez que, de acordo com IET50 (Instrução de Exploração Técnica) da Refer, a Linha do Douro apenas se inicia em Ermesinde!
Voltando à caminhada, esta iniciou-se às 6:15 na Estação de Porto-São Bento, como já foi referido:





Estação de Porto - São Bento (km 2.618)


Ainda era bem de noite quando saímos do Túnel de São Bento, que é um Túnel bem curioso! Daí os nossos vídeos na zona não terem grande qualidade. Mas, à medida que as horas iam avançando a claridade ia aparecendo.



Perdemos imenso tempo a tentar chegar à Ponte D. Maria Pia, ponte que foi inaugurada em 4 de Novembro de 1877 e desativada em em 1 de junho de 1991, sendo substituída pela Ponte de São João. Mas apenas o Bruno conseguiu passar aquela barreira depois de muito esforço. Os restantes membros ainda tentaram contornar aquele Túnel (daí não se encontrarem à espera do Bruno), mas foi impossível.
Continuação da caminhada, já bem de dia, com referência ao Ramal de Alfândega:



Só por curiosidade: O Ramal de Alfândega tinha uma extensão de 3.9 kms, ligava a Estação de Porto-Campanhã ao Terminal de Porto - Alfândega, apenas para mercadorias. Com o fecho da Alfândega do Porto, este Ramal deixou de fazer sentido e foi desativado em Junho de 1989. Como se pode verificar pelo vídeo, ainda se pode ver bem o local onde se encontrava a linha.
Chegamos à Estação de Porto-Campanhã às 8:45, já com atraso de hora e meia. As horas de passagem nas Estações e Apeadeiros são indicadas nas legendas das respetivas fotos. No próximo vídeo podem ver também o percurso entre Campanhã e Contumil. Este percurso é o único no país com seis linhas de circulação.


Estação de Porto - Campanhã (km 0)
Hora Prevista: 7:30   Hora Passagem: 8:45





Estação de Contumil (km 2.44)
H.Prv.: 8:15    H.Pas.: 9:45
Mais comboios em Contumil...



Com estas comboios todos e também devido ao atraso provocado pela Ponte D. Maria Pia, atrasamos cerca de hora e meia, o que nos impossibilitou de realizar o troço entre Contumil e Ermesinde. Trata-se de um troço muito perto de nossas casas e, além disso, é muito mais emocionante realizá-lo em dia útil, pois o movimento ferroviário é muito maior. Daí, apanhámos o Comboio Urbano com destino a Guimarães e saímos em Ermesinde onde, depois de um bom pequeno almoço, continuamos a nossa aventura, agora sim, na Linha do Douro!





Estação de Ermesinde (km 8.43)
H.Prv.: 10:30    H.Pas.: 11:05
Apeadeiro de Cabeda (km 10.41)
H.Prv.: 11:00    H.Pas.: 11:40
Despois de Cabeda, um longo percurso de subida até Suzão...





Apeadeiro de Suzão (km 14.3)
H.Prv.: 12:00    H.Pas.: 12:55

Estação de Valongo (km 15.97)
H.Prv.: 12:30    H.Pas.: 13:15
Apeadeiro de São Martinho do Campo (km 18.62)
H.Prv.: 13:30    H.Pas.: 14:00
Como repararam foi um pouco a jusante deste Apeadeiro que almoçamos. Depois da refeição, continuamos viagem...





Apeadeiro de Terronhas (km 21.82)
H.Prv.: 15:00    H.Pas.: 15:45
Apeadeiro de Trancoso (km23.39)
H.Prv.: 15:45    H.Pas.: 16:40
E já a anoitecer, chegamos à Estação de Recarei-Sobreira. Nas próximas imagens podem ver a Praça da Estação e também as suas plataformas.





Estação de Recarei-Sobreira (km 25.33)
H.Prv.: 16:25    H.Pas.: 17:25
Apeadeiro de Parada (km 28.17)
H.Prv.: 17:15    H.Pas.: 18:20
Estação de Cete (km 30.17)
H.Prv.: 18:00    H.Chegada.: 19:10
E assim chegamos ao nosso destino. Às 19:27 embarcamos no Comboio Urbano e às 20:10 já estávamos novamente e Porto-São Bento!
Num dia mais tarde, realizamos o percurso que faltou: Contumil - Ermesinde. Apesar do tempo não ter sido ótimo, também não foi muito mau. Chegamos mesmo a usar fatos de chuva, mas, de facto, a chuva deu-nos tréguas e permitiu-nos realizar bastante bem mais uma Aventura, mais uma caminhada muito interessante para o nosso currículo.


Fiquem, agora, com um slideshow das fotos da aventura. Já sabem, para verem as mesmas com mais pormenor, vejam a Galeria de Fotos da Caminhada (link acima).



ATÉ À PRÓXIMA AVENTURA!

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