Marcha B. O. Train: Ramal da Figueira da Foz

5 e 6 de Março de 2011

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Versão B. O. Train: Versão IV

Apresentamos mais uma Aventura dos The Brave Ones, mais uma Marcha do nosso comboio B.O. Train: a Marcha no Ramal da Figueira da Foz.
Passámos a fazer uma apresentação deste ramal: ligava as estações de Pampilhosa (na Linha do Norte) e Figueira da Foz numa extensão total de 50.4kms. Foi inaugurado em 3 de Agosto de 1882 e chegou mesmo a fazer parte da Linha da Beira Alta! Em 2007 sofreu obras de supressão de passagens de nível, na Estação de Cantanhede, no Túnel de Alhadas, etc. (como irão verificar nas nossas imagens), mas a circulação foi completamente encerrada em 5 de Janeiro de 2009, por motivos de segurança. Os serviços rodoviários de substituição que se iniciaram para servir as populações enquanto iriam decorrer as obras (que iniciaram e previa-se terminarem em 2011, mas foram suspensas) acabaram mesmo em 1 de Janeiro de 2012.
Desta forma, prevê-se que, infelizmente, será mais uma Linha a encerrar definitivamente no nosso país, apesar de todas as potencialidades que tem, quer a nível de mercadorias, quer de passageiros.
Decidimos que eram necessários 2 dias para a realização da Marcha. O plano, que se veio a concretizar, era de montagem do B.O.Train perto do Apeadeiro de Silvã-Feiteira e, no primeiro dia, percorrer até cerca do km 48.5 (junto à Valouro) e, se seguida percorrer toda a Linha desde a Valouro até à Figueira da Foz, onde pernoitamos. No dia seguinte, era altura de realizar todo o percurso entre a estação da Figueira da Foz e o Apeadeiro de Silvã-Feiteira, realizando o Ramal na íntegra. Ficou mesmo a faltar apenas o pequeno percurso de cerca de 1.5 kms entre o Ramal Particular da Valouro (fábrica de Rações) e a Estação de Pampilhosa, troço esse ainda ativo onde circulam comboios de mercadorias que servem a referida Unidade Industrial. Daí a impossibilidade do nosso comboio poder chegar à Pampilhosa.

Mapa da Marcha:

(Clique para aumentar)

No dia 5, primeiro dia da aventura, chegámos ao local de montagem do nosso B.O.Train cerca das 7:20, num dia bastante frio e com previsões de alguma chuva. Mas, logo de manhã, o sol brilhava bem!
Demorámos um pouco mais do que o habitual na montagem, devido a um "pequeno grande" erro que cometemos. Daí, saímos de Silvã-Feiteira com um atraso de quase uma hora. De seguida, realizamos a viagem até ao Ramal da Valouro (portanto, para o lado de Pampilhosa):


Durante a viagem realizada, passamos no Apeadeiro de Mala:


Apeadeiro de Mala (km 46.5)

Após a chegada ao Ramal da Valouro, estava na altura de voltar atrás e percorrer 47 kms até à Figueira da Foz.

Local do nosso Fim-de-linha: Calço descarrilador que impede a entrada acidental de comboios no troço interdito, perto do Ramal ativo e particular da Valoro, cujo armazém pode ser visualizado na foto, do lado esquerdo (Aprox. km 48.5)
Início da Viagem em sentido inverso:



Apeadeiro de Silvã-Feiteira  (km 44.7)
E a viagem continua a partir de Silvã-Feiteira:


Apeadeiro de Enxofães (Km 42.8)



Apeadeiro de Murtede (km 41.4)
Apeadeiro de Cordinhã (já na viagem de Volta - Km 39.9)

Depois da PN de Cordinhã:



Estação de Cantanhede (km 35.4)
Primeira foto na volta e segunda na ida
Depois de Cantanhede e, cerca das 13 horas, com o estômago já a apertar bastante, encontrámos um bom local de almoço. E o tempo estava já a ameaçar alguma chuva como estava previsto::


Apeadeiro de Limede-Cadima (km 31)
Terminado mais um fantástico almoço bem à moda dos The Brave Ones, a viagem continua, já no Apeadeiro de Casal:


Apeadeiro de Casal (km 29.3)
Apeadeiro de Arazede (km 26.7)
 E a prometida chuva também chegou, o que nos obrigou a colocar o "tejadilho" de emergência do B.O.Train. Não foi por muito tempo, mas até foi uma experiência muito interessante e engraçada!


Apeadeiro de Bebedouro (km 23.7)

Devido a um problema no nosso transformador, foi-nos impossível o carregamento das baterias das nossas máquinas. Daí as filmagens do primeiro dia terminaram. Mostramos apenas as fotos dos Apeadeiros até à Figueira da Foz (que foram obtidas no segundo dia) para se perceber a ordem dos mesmos:

Apeadeiro de Liceia (km 19.6)
Apeadeiro de Santana-Ferreira
Apeadeiro de Costeira (km 11.6)
Apeadeiro de Alhadas-Brenha (km 8.5)
Túnel de Alhadas (km 7.63 com 510m de extensão)
Apeadeiro de Maiorca (km 6.5)
Foi já ao anoitecer que chegamos ao local que achamos melhor para o B.O.Train ficar durante a noite, eram 18:10. Protegemos o comboio com um tolde, escondemos o material e gasolina e caminhamos até à linda cidade da Figueira da Foz. Foi uma noite espetacular nesta cidade.
No dia seguinte, aproveitamos para filmar o nosso local de dormida e, já bastante tarde, visitamos a Estação da Figueira da Foz. No próximo vídeo, mostramos também o local onde ficou o B.O.Train e os primeiros quilómetros deste ramal, dos quais não tínhamos conseguido filmagens no dia anterior.
Chamamos a atenção que, como, devido ao atraso, não fomos com o B.O.Train mesmo até à entrada da Estação da Figueira da Foz não realizamos nenhuma filmagem no primeiro quilómetro do Ramal. Mas temos algumas fotos do mesmo que podem ser visualizadas na galeria (link acima) desta Marcha.


Estação da Figueira da Foz, vista da entrada do Ramal com o mesmo nome (km 0)
Local de "Esconderijo" do B.O.Train a cerca de 2 km da Estação da Figueira da Foz

E a viagem de regresso continua. Os vídeos seguintes falam por si...





E assim termina mais uma Marcha com o B.O.Train, numa linha fora do comum, fora do que estamos habituados. Já tínhamos estado no terreno a fazer estudos nesta linha para a realização desta aventura e sabíamos bem aquilo que íamos encontrar. Mas, apesar disso, superou todas as espetativas! Adoramos as paisagens, estar no meio das populações, a adrenalina das Passagens de Nível, tudo! Mas, apesar de tudo, estamos 100% do lado da reabertura da linha e fica aqui o apelo de que esta é efetivamente uma linha com grande potencial. É sim necessária a renovação da via e também a colocação de horários ajustados às necessidades das populações!

Fiquem, agora, com um slideshow das fotos da Marcha, sem prejuízo de visitarem também a galeria dessas mesmas fotografias!


ATÉ À PRÓXIMA AVENTURA!

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito interessante e original! Ficará para a História dos caminhos de ferro Portugueses.

Anónimo disse...

Uma curiosidase: entre as estações de Cantanhede e Lemede, a linha do comboio cruza a estrada N335 onde? Há alguma passagem inferior ou cruzava a estrada, passagem essa que já não existe e não se reconhece devido a cobertura recente com asfalto?