15 de Março de 2009
Lista de Reprodução dos Vídeos da Inauguração: AQUI
Galeria de Fotografias da Aventura: AQUI
E eis que chega o dia da Inauguração do B. O. Train UMP. O nosso dia começou no local onde o comboio foi construído ao longo dos últimos 5 meses.
Com o comboio todo desmontado, limpamos as peças e foi efectuado o transporte entre as nossas "oficinas" e a estação de S. Gemil na Linha de Leixões. A inauguração, que para nós foi mais um teste às capacidades de movimento, foi feita mais precisamente numa linha secundária pertencente ao Ramal de Lidador, que segue para Ermesinde. O espaço que poderíamos percorrer não era muito, mas era suficiente para realizar os testes desejados.
Eram 15 horas quando chegamos à estação. Hora de tirar tudo do carro, agora é na linha!!
Procedemos, agora, à montagem do B. O. Train. As primeiras peças a serem montadas são os eixos e as rodas (com os respectivos pinhões e correntes de tracção). Com isto montado, e como a nossa curiosidade era tanta, tivemos de efectuar um pre-teste que se pode ver no vídeo seguinte. Estava tudo a correr às mil maravilhas!
Agora é a montagem das chapas frontais e laterais, barra de condução (onde apoiamos as mãos), assentos dos maquinistas (quem pedala) e o assento do condutor. À medida que montávamos, iam chegando alguns convidados que ainda puderam observar a montagem e posterior carrilamento do nosso comboio.
Aqui temos uma foto do nosso comboio montado e das pessoas mais especiais para nós que se encontravam presentes. Haviam outros curiosos, mas que não ficaram na fotografia!
E o primeiro vídeo com o comboio já montado, mas ainda não se encontra na linha!! O público queria era ver movimento sobre carris. É tudo uma questão de segundos!
E agora o momento alto do dia: carrilamento e partida do B. O. Train dada pelo chefe da estação de S. Gemil (chefe por um dia ;-) ). Estes são os primeiros metros percorridos com o nosso comboio. Não tardou muito apareceram bastantes curiosos, muito graças às nossas buzinas barulhentas!
E após os primeiros metros reparamos que era necessária fazer alguma força para mover o comboio. Desta forma estivemos a discutir e a tentar descobrir o que estava na origem de tanta força: primeiro era uma curva; segundo temos de alterar a configuração das correntes. No próximo filme, a discussão entre os The Brave Ones e também o avanço que demos em relação ao pessoal que nos andava a filmar. Afinal aquilo anda!!
Quando queremos inverter o sentido da marcha, temos mesmo de pegar nele e virá-lo ao contrário! E aquilo ainda tem o seu peso!!
E nós, conduzindo um comboio, de volta a S. Gemil:
Como não podia deixar de ser, uma filmagem "under train" do B. O. Train UMP, fica sempre interessante:
E, chegando de novo à estação de S. Gemil, tempo de fazer o teste das agulhas: vamos lá ver se o nosso B. O. Train circula correctamente nos AMV's (Aparelhos de Mudança de Via):
Teste com sucesso! E a primeira viagem do B. O. Train termina em beleza!
E agora é tempo de brindar ao B. O. Train, que este nos traga muitos momentos de verdadeira adrenalina, pois vai trazer vai.... Com a sede com que nós já estávamos por ir ali a puxar... Uma foto deste momento, onde também foram entregues diplomas a quem participou na nossa inauguração! Já agora aproveito o momento para dizer que faríamos muito gosto que o restante pessoal que nos foi ver, como moradores etc. também brindassem connosco. O problema é que foram embora sem que desse tempo para os convidarmos! Foi pena....
E enquanto brindávamos, a Andreia pequena filha do José, apoderou-se do nosso comboio e também quis ser maquinista por uns momentos. Até tem jeito... Um dia quem sabe!!....
Depois de entregues os diplomas de presença, demos a oportunidade aos convidados de conduzir o nosso comboio. No vídeo, mais uma viagem do B. O. Train...
E a sua viagem de volta:
E já com muito pouca gente presente, mais uma partida do comboio.
E assim foi um dia espectacularmente passado. Depois de todos os convidados se terem retirado, os The Brave Ones ficaram mais um pouco para realizar mais testes e assim ter uma melhor noção dos melhoramentos a aplicar. Decidimos fazer uma alteração importante: retirar o assento de condutor e colocar mais um selim e pedaleira central. Desta forma, somos três a puxar e ninguém se fica a rir!! Vejam essa alteração na versão II do B. O. Train e respectiva 1ª Marcha!
Depois de testado, é tempo de desmontar novamente. E já são nove horas da noite...Aqui, o José a movimentar o comboio para o seu local de desmontagem.
Depois de todas as peças separadas, é tempo de colocar novamente tudo no carro e voltar para casa. Este momento foi um pouco triste para nós. Mas fica a promessa que o nosso comboio vai voltar à linha muito em breve, mas um pouco longe daqui! Já é visível algum cansaço na cara do Bruno. Isto ainda não é nada... Esperam-nos dias em GRANDE!!
Ficam, agora, aqui os agradecimentos a todos aqueles que estiveram presentes na inauguração, e especialmente, a todos aqueles que permitiram que o nosso B. O. Train UMP fosse construído, nomeadamente:
-> Dr. Manuel Teixeira (CCO);
-> Eng. Miranda (EMEF);
-> Engª Carla Farinha (Refer);
-> Fernando Cruz (Soldador);
-> Sr. António (Torneador);
-> Família Magalhães (pela cedência do espaço para construção);
-> e outros que, pela sua disponibilidade, conseguiram fazer com que este veículo seja único!
UM MUITO OBRIGADO!!
3 comentários:
Os meus sinceros e boquiabertos parabéns. Está genial.
Volta e meia, venho fazer uma visita ao vosso blog, principalmente para acompanhar as aventuras e desventuras por essas linhas abandonadas.
Conheço bem o local da inauguração, já que os meus pais vivem lá perto.
Cumprimentos,
Salgado Pires
Sou mais um entusiasta dos caminhos de ferro que descobriu as vossas aventuras. Volta e meia faço umas viagens, mas nunca as fiz a pé pelas linhas!!! Adorei a UMP e os videos under-train deram-me algumas ideias... Vou seguir o vosso blog daqui a diante e boas aventuras!
eh pá fantástico! estou deliciado com isto!
continuem a gostar de comboios, faz bem à tensão arterial!
Enviar um comentário