Inauguração B. O. Train em S. Gemil

15 de Março de 2009

Lista de Reprodução dos Vídeos da Inauguração: AQUI
Galeria de Fotografias da Aventura: AQUI

E eis que chega o dia da Inauguração do B. O. Train UMP. O nosso dia começou no local onde o comboio foi construído ao longo dos últimos 5 meses.




Com o comboio todo desmontado, limpamos as peças e foi efectuado o transporte entre as nossas "oficinas" e a estação de S. Gemil na Linha de Leixões. A inauguração, que para nós foi mais um teste às capacidades de movimento, foi feita mais precisamente numa linha secundária pertencente ao Ramal de Lidador, que segue para Ermesinde. O espaço que poderíamos percorrer não era muito, mas era suficiente para realizar os testes desejados.

Eram 15 horas quando chegamos à estação. Hora de tirar tudo do carro, agora é na linha!!



Procedemos, agora, à montagem do B. O. Train. As primeiras peças a serem montadas são os eixos e as rodas (com os respectivos pinhões e correntes de tracção). Com isto montado, e como a nossa curiosidade era tanta, tivemos de efectuar um pre-teste que se pode ver no vídeo seguinte. Estava tudo a correr às mil maravilhas!




Agora é a montagem das chapas frontais e laterais, barra de condução (onde apoiamos as mãos), assentos dos maquinistas (quem pedala) e o assento do condutor. À medida que montávamos, iam chegando alguns convidados que ainda puderam observar a montagem e posterior carrilamento do nosso comboio.

Aqui temos uma foto do nosso comboio montado e das pessoas mais especiais para nós que se encontravam presentes. Haviam outros curiosos, mas que não ficaram na fotografia!



E o primeiro vídeo com o comboio já montado, mas ainda não se encontra na linha!! O público queria era ver movimento sobre carris. É tudo uma questão de segundos!





E agora o momento alto do dia: carrilamento e partida do B. O. Train dada pelo chefe da estação de S. Gemil (chefe por um dia ;-) ). Estes são os primeiros metros percorridos com o nosso comboio. Não tardou muito apareceram bastantes curiosos, muito graças às nossas buzinas barulhentas!



E após os primeiros metros reparamos que era necessária fazer alguma força para mover o comboio. Desta forma estivemos a discutir e a tentar descobrir o que estava na origem de tanta força: primeiro era uma curva; segundo temos de alterar a configuração das correntes. No próximo filme, a discussão entre os The Brave Ones e também o avanço que demos em relação ao pessoal que nos andava a filmar. Afinal aquilo anda!!




Quando queremos inverter o sentido da marcha, temos mesmo de pegar nele e virá-lo ao contrário! E aquilo ainda tem o seu peso!!



E nós, conduzindo um comboio, de volta a S. Gemil:




Como não podia deixar de ser, uma filmagem "under train" do B. O. Train UMP, fica sempre interessante:



E, chegando de novo à estação de S. Gemil, tempo de fazer o teste das agulhas: vamos lá ver se o nosso B. O. Train circula correctamente nos AMV's (Aparelhos de Mudança de Via):



Teste com sucesso! E a primeira viagem do B. O. Train termina em beleza!



E agora é tempo de brindar ao B. O. Train, que este nos traga muitos momentos de verdadeira adrenalina, pois vai trazer vai.... Com a sede com que nós já estávamos por ir ali a puxar... Uma foto deste momento, onde também foram entregues diplomas a quem participou na nossa inauguração! Já agora aproveito o momento para dizer que faríamos muito gosto que o restante pessoal que nos foi ver, como moradores etc. também brindassem connosco. O problema é que foram embora sem que desse tempo para os convidarmos! Foi pena....




E enquanto brindávamos, a Andreia pequena filha do José, apoderou-se do nosso comboio e também quis ser maquinista por uns momentos. Até tem jeito... Um dia quem sabe!!....




Depois de entregues os diplomas de presença, demos a oportunidade aos convidados de conduzir o nosso comboio. No vídeo, mais uma viagem do B. O. Train...




E a sua viagem de volta:



E já com muito pouca gente presente, mais uma partida do comboio.



E assim foi um dia espectacularmente passado. Depois de todos os convidados se terem retirado, os The Brave Ones ficaram mais um pouco para realizar mais testes e assim ter uma melhor noção dos melhoramentos a aplicar. Decidimos fazer uma alteração importante: retirar o assento de condutor e colocar mais um selim e pedaleira central. Desta forma, somos três a puxar e ninguém se fica a rir!! Vejam essa alteração na versão II do B. O. Train e respectiva 1ª Marcha!
Depois de testado, é tempo de desmontar novamente. E já são nove horas da noite...Aqui, o José a movimentar o comboio para o seu local de desmontagem.



Depois de todas as peças separadas, é tempo de colocar novamente tudo no carro e voltar para casa. Este momento foi um pouco triste para nós. Mas fica a promessa que o nosso comboio vai voltar à linha muito em breve, mas um pouco longe daqui! Já é visível algum cansaço na cara do Bruno. Isto ainda não é nada... Esperam-nos dias em GRANDE!!



Ficam, agora, aqui os agradecimentos a todos aqueles que estiveram presentes na inauguração, e especialmente, a todos aqueles que permitiram que o nosso B. O. Train UMP fosse construído, nomeadamente:
-> Dr. Manuel Teixeira (CCO);
-> Eng. Miranda (EMEF);
-> Engª Carla Farinha (Refer);
-> Fernando Cruz (Soldador);
-> Sr. António (Torneador);
-> Família Magalhães (pela cedência do espaço para construção);
-> e outros que, pela sua disponibilidade, conseguiram fazer com que este veículo seja único!

UM MUITO OBRIGADO!!

3 comentários:

Anónimo disse...

Os meus sinceros e boquiabertos parabéns. Está genial.

Volta e meia, venho fazer uma visita ao vosso blog, principalmente para acompanhar as aventuras e desventuras por essas linhas abandonadas.

Conheço bem o local da inauguração, já que os meus pais vivem lá perto.

Cumprimentos,
Salgado Pires

Diesel V12 RCVP disse...

Sou mais um entusiasta dos caminhos de ferro que descobriu as vossas aventuras. Volta e meia faço umas viagens, mas nunca as fiz a pé pelas linhas!!! Adorei a UMP e os videos under-train deram-me algumas ideias... Vou seguir o vosso blog daqui a diante e boas aventuras!

douchebag disse...

eh pá fantástico! estou deliciado com isto!

continuem a gostar de comboios, faz bem à tensão arterial!