Vídeos de comboios na Linha do Minho

1 de Outubro de 2008

Após termos feito uma pequena vídeo-reportagem na linha do Minho, durante a noite, prometemos que tínhamos de repetir mas, desta vez, de dia. E assim foi, uma semana depois dos vídeos nocturnos, vêm os vídeos diurnos!
De horários e relógio em punho lá nos pusemos a caminho cerca das 4 horas da tarde. Entramos na Linha de Leixões, perto de Contumil e rumamos até essa estação. Na linha de Leixões nada passou... É pena! Mal chegámos a Contumil, continuamos na Linha do Minho em direcção a Ermesinde, onde estava previsto terminar a nossa pequena caminhada com muitos filmes de comboios.
E mal deu tempo para entrar na Linha do Minho e lá veio o primeiro de muitos, muitos urbanos. E alguns falharam, visto que era dia de greve. Mesmo assim, uma linha mesmo muito movimentada, onde todos os cuidados são poucos. Mas nós sabemos tê-los!
Filmes debaixo dos comboios, de lado, filma numa linha, filma na outra... Mal conseguíamos sair do sítio com tantos comboios. Os mais entusiasmantes para nós são as UTD's 600 e os comboios de mercadorias, por nós baptizados de "merchandaising"!
Chegamos ao apeadeiro de Águas Santas / Palmilheira, onde por nós passou um urbano já bastante atrasado. Antes da sua passagem, ouvimos um aviso que iria passar nesse mesmo apeadeiro um comboio sem paragem. Segundo os nossos horários só poderia ser um comboio de mercadorias. Ora, o que não estávamos à espera, é que esse comboio estava a cantonar (andava atrás e muito perto, a apnhar sinais amarelos e mesmo vermelhos) com o urbano com destino a Caíde. Desta forma, e com muito esforço físico, lá conseguimos tornar um dos nossos grandes sonhos realidade: andar num comboio de mercadorias! Tudo isto porque o mercadorias parou no sinal de entrada de Ermesinde, que se encontrava fechado, devido ao urbano.
"Invadimos" o último vagão e passamos pela estação de Ermesinde onde entrámos em contravia, o que achamos estranho. Devido a este facto e devido também à sua velocidade achamos que a nossa viagem estaria para acabar...
E assim foi, depois de pessarmos na Travagem, entramos na cimenteira de S. Romão, acabando a nossa pequena viagem num mercadorias. Mas isto foi só uma pequena amostra, já que a grande viagem ainda estaria para chegar...
Saimos do comboio, e já vínhamos a caminho do apeadeiro de S. Romão quando nos apercebemos que a locomotiva 2600 que trazia os vagões UACS de cimento estava a manobrar para engatar nas UACS que estavam estacionadas ao lado. Fomos logo nos informar e chegamos à conclusão que o comboio que estava a ser preparado ia para Souzelas... Ora bem, perto de Coimbra. Nós não temos mais nada... Sonho é sonho, "bota" mais uma viagem no mercadorias, desta vez a meio do comboio.
Partida do comboio, passagem novamente em Ermesinde e depois sim é que foi assapar... Apanhamos cá um frio, porque não estavamos preparados. Chegamos a P. Campanhã e parámos para dar prioridade a um Urbano. Quando chegou a nossa vez, lá partimos passando a ponte de S. João, passando Gerneral Torres, Gaia.... e por aí adiante a 160 km/h. Era uma barulheira aquilo, que nem fazem ideia.... Após paragem em Gaia (onde não saímos) e Espinho (também não quisemos sair), em Esmoriz lá saímos, com alguma frustração por não continuar.
Ainda tivemos de esperar um pouco pelo urbano que nos trouxe novamente para Campanhã. Mal chegou lá viemos num comboio que parava em todas (o que não era suposto) devido à greve. E, em Campanhã, onde apanhámos o autocarro, terminou mais uma pequena, mas especial, aventura. Imagens espectaculares e sensações únicas foi o que nos trouxe, mais uma vez, o caminho de ferro.
Agora fica aqui uma pequena palavra à CP, Comboios de Portugal. Nós fazemos as nossas aventuras sempre com o máximo de cuidado, tendo em consideração a nossa segurança e a das vossas circulações. Tudo o que fazemos é por tanto adorar o caminho de ferro, os comboios e, desde já, agradecemos todos os apoios que nos deram e que, doravante, possam vir a dar.
Fiquem, agora, com as nossas imagens de uma tarde na linha de comboio...

É permitido ver os vídeos mais relevantes através do blog, bastando clicar na miniatura. Um segundo clique sobre a mesma miniatura levar-vos-á para o YouTube onde poderão ver a descrição do vídeo e deixar um comentário. Os restantes vídeos têm um link directo para poderem assistir no YouTube.

1 - http://br.youtube.com/watch?v=WsebZsrnAGQ

2 - http://br.youtube.com/watch?v=xmDwM8r2xkk

3 - http://br.youtube.com/watch?v=iInQlYk0sCg

4 - http://br.youtube.com/watch?v=3zOnXODMUTo

5 -



6 - http://br.youtube.com/watch?v=WIZz4nZSomU

7 - http://br.youtube.com/watch?v=PLpQkvOJtqs

8 - http://br.youtube.com/watch?v=edySlgwJQCU

9 -



10 - http://br.youtube.com/watch?v=5-t9uAhv6oU

11 - http://br.youtube.com/watch?v=8iSUK1HihmU

12 - http://br.youtube.com/watch?v=UCalFLDQwSE

13 - http://br.youtube.com/watch?v=ykWZtQS2MyU

14 -



15 -



16 - http://br.youtube.com/watch?v=tnS-Dw9Etg4

17 - http://br.youtube.com/watch?v=oS3PuoHUa8A

18 - http://br.youtube.com/watch?v=5I-cfAufiKw

19 - http://br.youtube.com/watch?v=l7mVOnIPVi0

20 - http://br.youtube.com/watch?v=yfBHUgDWjyQ

21 - http://br.youtube.com/watch?v=mcpgvCNLuyo

22 -



23 - http://br.youtube.com/watch?v=03qaPsDDAM8

24 - http://br.youtube.com/watch?v=rFl7dP3X0U0

25 - http://br.youtube.com/watch?v=O_Uo8pznN3s

26 - http://br.youtube.com/watch?v=eK74j_qdQMU

27 - http://br.youtube.com/watch?v=96--RfF1zAs

28 - http://br.youtube.com/watch?v=APILHrGH3Us

29 - http://br.youtube.com/watch?v=QXuFOHS6C1M

30 - http://br.youtube.com/watch?v=WiNYAugt2S8

31 - http://br.youtube.com/watch?v=CC7srPnc6Uw

32 - http://br.youtube.com/watch?v=2VHLnD_vbbQ

33 - http://br.youtube.com/watch?v=Y80s4IvNlLw

34 - http://br.youtube.com/watch?v=Z2yIWvQydOg

35 - http://br.youtube.com/watch?v=pkJRfs5NV5Y

36 - http://br.youtube.com/watch?v=sLd4D8Q69lk

37 - http://br.youtube.com/watch?v=SMNfRK6B-MU

38 -



39 - http://br.youtube.com/watch?v=YrGCprjgTiQ

40 - http://br.youtube.com/watch?v=yPd7d7yhV5Y

41 - http://br.youtube.com/watch?v=mmJKJFGa0TQ

42 -



43 - http://br.youtube.com/watch?v=jZQut0QyXR0

44 - http://br.youtube.com/watch?v=PIWPvp-EegE

Sem comentários: